Confessa, as vezes você perde a paciência com seu filho. Sim, você continua amando ele, mas ele realmente consegue te tirar do sério, com a mesma facilidade que consegue te arrancar sorrisos.
Os maus comportamentos das crianças fazem os pais perderem a paciência, e nesse momento, gritamos com os pequenos, colocamos eles em castigos excessivos e as vezes até damos umas palmadas desnecessárias. Recorremos a esses métodos porque foi assim que aprendemos desde pequenos ou porque nos falta um pouco de autocontrole.
Mas você pode assumir algumas posturas para minimizar o impulso na hora de disciplinar os filhos:
1 - Em primeiro lugar, é preciso deixar a criança ser ela mesma. Deixar de tentar controlar os filhos para que eles façam tudo a nossa maneira. Os pais não precisam controlar cada coisa que a criança faz.
2 - Antes de perder o controle, lembre-se que você já foi criança e que, provavelmente, seus pais tiveram os mesmos problemas com você. É preciso aprender a lidar com os deslizes das crianças, enquanto elas aprendem as regras e condutas da vida em família e sociedade.
3 - As vezes, estouramos com nossos filhos não pelo que eles fizeram, mas pelo estresse da nossa torina. Sendo assim, precisamos aprender a relaxar. Diminuindo nosso nível de ansiedade, conseguimos lidar melhor com os deslizes dos pequenos.
4 - Estabelecer regras e rotinas também ajuda a controlar as crianças. Com essas regras eles aprendem a lidar com suas responsabilidades e obrigações. Eles podem não obedecer as regras em todas as situações, mas quando cada um tem uma responsabilidade, a tensão diária tende a diminuir.
5 - Reconheça quando você está errado. Volte atrás na decisão. Peça desculpas. Antes de tudo é preciso aceitar que mesmo a gente sendo os pais, também podemos errar. Estamos aprendendo a maternidade/paternidade a todo momento.
6 - Seja o exemplo. Se você não quer que seu filho faça algo, você também não deve fazer. Quantas vezes você precisa repetir algo para seu filho até que ele faça? Mas você já parou pra pensar se você está fazendo a mesma coisa com ele? As vezes estamos ocupados demais pra dar atenção às crianças e elas também precisam falar várias vezes para conseguir nossa atenção.
7 - E o mais importante, dedique tempo de qualidade a seu filho. Não importa se sua vida é muito corrida. Dedique um tempo, mesmo que pequeno, exclusivamente para seu filho e as necessidades dele. Se divertir ao lado das crianças vai ajudar a liberar com o estresse e fazer com que sua vida seja mais leve.
Comentários
Postar um comentário