Alguns alimentos parecem super saudáveis, mas não são.
Por isso é bom dicar de olho no que as crianças andam comendo por ai.
Barrinhas de cereais: apesar de serem práticas de armazenar e, na teoria, conter fibras (nutrientes que aumentam a sensação de saciedade e dão energia), as barrinhas de cereais disponíveis no mercado, muitas vezes são ricas em açúcar e sódio. Se você quer dar barrinhas de cereais para seus filhos, leia o rótulo e procure as marcas ricas em fibra (nesse caso, normalmente, a fibra é a primeira a aparecer no rótulo). Opte ainda pelas barrinhas de frutas, que são menos gordurosas, e as que contém flocos de milho, mel, aveia e castanhas.
Bisnaguinha: rica em gordura hidrogenada. feita de farinha branca e açúcar, ela não oferece nenhum nutriente para a alimentação da criança. Se for oferecer esse alimento aos filhos, faça apenas uma vez por semana. Nos outros dias, opte por versões integrais. Os pãezinhos frescos de padaria também são ótimos substitutos por não conte conservante.
Cereais matinais: apesar de ser uma boa fonte de energia, é rico em açúcar (basta dar um olhadinha no que sobra no saquinho quando os cereais acabam.
Empanados de frango: apesar de parecer carne de frango, os empanados são "compensados" que misturam partes do frango, pele, farinha e leite. Então, mesmo que você asse ao invés de fritar, ele não é saudável. Outro ingrediente nada saudável que contem nessa mistura é o realçador de sabor, glutamato monossódico.
Leite de soja: apesar de ser considerada um alimento saudável, a soja nem sempre deve ser oferecida para a criança, pois pode ser tão alérgica quanto a lactose, por ser de difícil digestão. Assim, crianças com menos de 2 anos, que ainda possuem um sistema digestivo imaturo, devem ficar longe da soja e de produtos derivados dela.
Peito de peru: rico em sódio e gordura, tanto quanto o presunto, pois ambos são uma mistura de carne e pele processadas. Além disso, para a conservação do produto, as empresas usam substâncias químicas como os nitritos e nitratos (que consumido com muita frequência, pode causar câncer).
Produtos light e diet: para crianças, esses produtos são indicados apenas em casos de doenças como obesidade e diabetes. Esse tipo de alimento é rico em sódio, para manter o sabor.
Sobremesa láctea: ao contrário dos iogurtes, essas sobremesas são pobres em cálcio e proteínas, ao mesmo tempo que são ricos em gorduras. Além disso, muitos contêm aromas e corantes artificiais (os amarelos e vermelhos são os mais perigosos), que devem ser evitados nos primeiros anos de vida das crianças, pois estão relacionados a vários problemas que vão desde alergia, até a hiperatividade.
Suco de caixinha: algumas bebidas industrializadas tem tanto, ou mais açúcar, que o refrigerante. Além de uma quantidade grande de sódio, substância que pode sobrecarregar os rins das crianças e aumentar as chances de ter pressão alta no futuro. Além disso, esse tipo de bebida contém muita química, devido as corantes e aromas artificiais.
Comentários
Postar um comentário