Você já pensou em falar sobre luto com seus filhos? Eu já tinha falado sobre morte com meu filho mais velho, o José, mas de forma muito geral. Mas, recentemente precisei voltar com o assunto, já que perdemos a minha avó, bisa dele.
José já sabia que ela estava doentinha, no hospital. Então, quando contei que ela havia partido dela, ele absorveu bem a informação, mas, me fez uma pergunta: Se poderia ir até o velório para se despedir também.
Não estava nos meus planos levá-lo até lá, mas como era um desejo dele, e como tínhamos muito contato com ela, achei que era justo o pedido. Antes de ir, expliquei que ela estaria deitada no caixão, como se estivesse dormindo.
Chegando no velório fui até a bisa com ele. Que olhou e perguntou porque ela estava diferente (expliquei que ela ficou muito tempo no hospital). Depois ele, José deu tchau, acenando com a mãe, e foi embora. Ficou pouco tempo, mas pareceu entender que aquela era uma despedida, e que não veria mais a bisa.
Não sei exatamente como ele absorveu essa perda, mas achei importante esse contato com o luto para o amadurecimento dele.
Comentários
Postar um comentário