Você já ouviu falar em "Educação Positiva"? Saiba que ela pode ser uma boa opção para educar seu filho
Educar um filho não é uma tarefa fácil. Na verdade é um grande desafio. Alguns pais são adeptos de uma postura mais severa e punitiva, outros são mais permissivos. E existem outros que optam pela "Educação Positiva".
A Educação Positiva:
Esse tipo de educação busca o equilíbrio, estabelecendo limites firmes, e ao memso tempo, incentivando a autonomia da criança.
Também conhecida como Disciplina Positiva, ela preocupa com a formação integral das crianças. Tem como objetivo educar com foco no afeto, na compreensão, no respeito e no aprendizado mútuo. Ela dá ênfase no melhoramento da autonomia, do otimismo e da autoconfiança, preparando assim a criança para a vida. Tudo isso sem deixar de impor limites.
Na prática, a Educação positiva afirma que castigos e chantagens não são construtivos para o bom desenvolvimento da criança.
Como colocar a educação positiva em prática?
Se você gostou desse tipo de educação e quer colocar em prática, comece seguindo esses passos:
* Ajude seu filho a pensa sobre suas atitudes.
* Faça perguntas que incentive ele a participar das resoluções dos problemas que ele enfrenta.
* Incentive-o a se comunicar verbalmente e a expressar suas emoções.
* Ao invés de proibi-lo de fazer algo, faça-o pensar nas consequências do ato.
* Faça com que ele se questione sobre seus desejos e se eles devem ser atendidos. Converse também sobre as possibilidades de negociação.
* Seja exemplo para seus filhos, não mentindo, não fazendo chantagens e subornos.
* Construa, junto ao seu filho valores sólidos.
* Nunca premie bom comportamento (isso seria suborno). A criança precisa querer fazer o bem por vontade, não por ser recompensada.
* Estabeleça regras. Os limites são benéficos como aprendizado para a resiliência e para lidar melhor com os problemas.
* Repreenda a ação, não seu filho. Explique que o que ela fez é inadequado.
* Enfatize o lado positivo. Reconheça o bom comportamento do seu filho e elogie o esforço e a dedicação dele em suas ações.
* O diálogo deve ser o grande pilar na educação positiva. Converse sempre, explique e escute. Quando a criança é ouvida ela se sente importante e se reconhece como parte do contexto.
Comentários
Postar um comentário