Que mãe nunca ficou louca com as bagunças e desobediências dos filhos e acabou gritando com eles? Eu já fiz isso várias vezes, aliás, ainda faço.
Mas você sabia que toda vez que você grita com seu filho, fica registrado no cortéx cerebral dele, abrindo uma janela que imortaliza o grito como algo profundamente doloroso, que não se apagará facilmente?
Isso porque os danos registrados na mente de uma criança, dificilmente serão apagados. E o cérebro vai acumulando tudo que é negativo e bloqueando as memórias agradáveis e a inteligência.
O que fizemos até hoje, não vai ser apagado, mas podemos criar novas experiências para se sobrepor às antigas.
E se você está imaginando se terá auto controle para não gritar com os pequenos, aqui fica uma dica: os 30 primeiros segundos de raiva nos faz perder o controle, mas se conseguirmos passar por eles com tranquilidade e calma, tomamos o controle da nossa mente e agimos com mais consciência dos nossos atos.
Assim, antes de levantar a sua voz, faça silêncio. Preste realmente atenção na criança, no que ela está pedindo e nas necessidades que ela tem, mas que não está conseguindo por pra fora.
E lembre-se sempre que os momentos que você vive com seu filho serão eternizados na memória deles. Que tipo de lembrança você quer que ele tenha de você?
Comentários
Postar um comentário