O período de férias está chegando e com ele as crianças passam mais tempo em casa. Com isso, aumenta consideravelmente os riscos de acidentes domésticos. E você sabia que 90% desses acidentes podem ser evitados com cuidados básicos dos pais e cuidadores.
Aqui em casa já levei dois sustos. O primeiro, quando meu caçula com menos de 2 anos, abriu todas as gavetas da cômoda do quarto, fazendo com que a mesma virasse e caísse em cima dele. O Barulho foi muito alto e quando eu estava indo ver o que era, meu filho mais velho me deu a notícia que o Theo estava de baixo do móvel. Graças a Deus, o barulho foi maior que o estrago, ele teve apenas alguns arranhões. Mas que susto! Pouco tempo depois, meu mais velho fez a mesma coisa. Abriu todas as gavetas e quando vi, estava tirando meu outro filho de baixo da cômoda com apenas alguns arranhados.
Mas a sorte que tive, não foi a mesma de outras mães, que perderam seus filhos em acidentes domésticos. Recentemente, um garotinho de 6 anos, filho do goleiro Elisson, morreu após um armário cair sobre ele, durante uma brincadeira de bola.
Acidentes domésticos como quedas, afogamento, queimaduras e intoxicação ainda são, no Brasil, a principal causa de morte entre crianças. Dados do Ministério da Saúde mostram que são cerca de 13 mortes por dia no país, devido a esses acidentes.
Para evitar acidentes com os pequenos, siga algumas dicas:
1 - Produtos de limpeza e cosméticos devem ficar fora do alcance das crianças;
2 - Ao cozinhar, deixe as panelas com os cabos sempre virados para o lado de dentro do fugão;
3 - Não deixe os fios elétricos a mostra, onde crianças tenham acesso;
4 - Use protetores para tomadas;
5 - Em gavetas com facas e materiais cortantes use uma trava;
6 - Compre apenas produtos certificados pelo Inmetro para as crianças ;
7 - Nunca deixe filho sozinho no carrinho. Além disso, sempre que for usar o item, lembre-se de afivelar o cinto de segurança;
8 - Fique sempre por perto ao colocar seu filho na cadeirinha de alimentação;
9 - Em casas com piscina, mantenha a mesma sempre cercada ou com proteção segura para que as crianças não tenham acesso;
10 - Use as telas para janelas e varandas, evitando assim, a queda do seu filho.
Gostou?
Siga-nos no Instagram @tudoqueninguemmecontou

Comentários
Postar um comentário