Cerca de 12 mil novos casos de Câncer Infantil são registrados todos os anos no Brasil, segundo dados do Inca, Instituto Nacional do Câncer.
A apesar de parecer um número alto, o Câncer Infantil é considerado raro. No mundo, apenas 3% da população de 0 à 15 anos, sofrem com o problema. Segundo dados do Inca, a cada 1 milhão de crianças de 0 à 5 anos, são diagnosticados 200 casos. Na faixa dos 5 aos 10 anos, esse número cai para 100.
Outra notícia boa é que a taxa média de cura do câncer pediátrico no Brasil é de cerca de 70%.
Causas da doença
As causas do Câncer Infantil ainda não são totalmente conhecidas. O que pode se afirmar é que essa doença é causada por alterações em células embrionárias primitivas e imaturas, ou seja, que ainda estão em fase de crescimento. Isso faz com que a evolução da doença seja mais rápida nos pequenos que em adultos.
De olho nos sintomas
O sucesso no tratamento do Câncer infantil, assim como na doença em adultos, está no diagnóstico precoce. Por isso, é preciso ficar de olho em alguns sintomas:
- Febre persistente
- Manchas rochas pelo corpo
- Gânglios
- Dores nos ossos ou no abdômen
Setembro Dourado
Setembro é o mês escolhido para marcar a luta contra o Câncer infanto-juvenil. Em todos Brasil, várias ações são desenvolvidas para alertar a população para a importância do diagnóstico precoce.
Comentários
Postar um comentário