É uma preocupação constante que tenho que meus filhos respeitem todas as pessoas, independente da sua classe social, raça e gênero. Independente de ter ou não uma deficiência. Independente, inclusive, de ser uma pessoa que respeita o outro ou não.
Esse deve ser o nosso papel de pais. Mas nem sempre é fácil. Diante de uma sociedade cheia de preconceitos, o 'diferente' acaba sendo deixado de lado.
Para me ajudar e ajudar você, mamãe, que também se preocupa com o comportamento dos filhos, separei algumas dicas importantes.
1 - Aceite cada filho seu como ele é. A criança que se sente bem com ela mesma é menos preconceituosa em relação aos outros.
2 - Fale sempre sobre as qualidades das outras pessoas para seu filho. Assim ele aprenderá a valorizar o próximo.
3 - Não foque apenas nas semelhanças das pessoas, destaque as diferenças e mostre como isso é importante no nosso convívio em sociedade.
4 - Ensine seu filho a ser sensível aos sentimentos dos outros. Leve a criança a pensar em como o outro está se sentindo em determinada situação. Crianças com empatia são menos propensas a ser preconceituosa.
5 - Ajude a criança a identificar situações que são consideradas preconceituosas ou discriminatórias e converse sobre elas. Estimular o raciocínio crítico da criança é importantíssimo contra o preconceito.
6 - Assegure-se que seu filho entenda que o preconceito e a discriminação são situações injustas.
7 - Proporcione ao seu filho oportunidade de interação com diferentes grupos raciais e étnicos. Estudos comprovam que crianças que vivem com o 'diferente' desenvolvem atitudes mais positivas em relação às outras pessoas.
Comentários
Postar um comentário