LEGISLAÇÃO
Um projeto de lei do Senado quer proibir que pessoas fumem dentro de carros. A ideia é evitar que crianças e adolescentes entrem em contato com a fumaça tóxica do cigarro.
A proposta segue em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Depois da votação, a PL será discutida pela Comissão de Assuntos Sociais. Se aprovada, a medida passa a valer em todo país.
Essa não é uma novidade do Brasil, países como a África do Sul, Austrália e Inglaterra já proíbem a prática.
Iniciativas como essa são importantes já que nossas crianças e adolescentes são grandes vítimas do fumo passivo. No Brasil, os pequenos representam 40% das vítimas desse mal.
E os problemas ligados ao fumo passivo são imensos. Em bebês, o risco de morte súbita é cinco vezes maior. Já entre crianças de até 1 ano cresce o risco de doenças pulmonares. Os fumantes passivos podem apresentar ainda irritação nos olhos e tosse. E eles têm um risco 30% maior de ter câncer de pulmão e 25% maior de ter doenças cardiovasculares.
Gente, verdade seja dita, nem deveria precisar de uma lei proibindo fumar perto de crianças e adolescentes. Mas para as pessoas que não têm consciência, vai valer muito.
Comentários
Postar um comentário