COMPORTAMENTO
Quem tem filho sabe que o primeiro dia de aula, não é nada fácil. Não importa a idade da criança, a maioria tem dificuldade em se adaptar a nova rotina fora de casa.
A criança que antes tinha toda atenção da família, passa a ter que dividir os holofotes com os coleguinhas. E é por isso que os papais devem estar bem preparados para esse momento.
Os primeiros a se sentirem incomodados com a situação são os pais. Pessoalmente, quando precisei matricular o José na creche, começou meu desespero. Ele tinha 5 meses e até então, esteve ao meu lado o tempo todo. Não foi fácil. Precisei ter muita calma, mas com o tempo, me adaptei.
Esse primeiro contato do José com a escola foi muito tranquilo. Mas foi aos 2 anos, quando troquei ele de escola, que tive problemas com a adaptação. Foi quase 1 mês de choro. O show começava quando ele avistava a escola. Agarrava em meu pescoço e não queria ficar de forma alguma. Na escola, tinha dificuldade pra comer e se entrosar. Com o tempo ele se adaptou e a escola passou a ser um lugar bem legal.
E foi pensando nisso que separei algumas dicas que deram certo comigo, para as mamães que estão passando por esse momento tão delicado:
1 – Incentive a criança de maneira sucinta, sem deixa-la ainda mais ansiosa sobre a escola. Isso pode atrapalhar mais que ajudar.
2 - Não dê recompensas para algo que deve ser prazeroso. A escola não deve ser um problema que contornamos com prêmios.
3 – Mantenha uma rotina. O mais indicado é que o caminho até a escola seja agradável. Se tiver oportunidade, você mesmo deve levar o filho até a lá.
4 - Sempre se despeça da criança e diga que ela ficará um tempo na escola, mas que logo mais você voltará para buscá-la.
5 - Em casa, não perca a oportunidade de conversar sobre a escola e falar o quanto ela é importante.
Comentários
Postar um comentário