Hoje decidi falar de um assunto que assombra a maioria das mamães: como voltar ao corpo que tínhamos antes da gravidez?
Na minha primeira gravidez, engordei 21 quilos. Muito além do que eu havia planejado. O José nasceu prematuro tardio, de 36 semanas. E em menos de 2 meses eu havia voltado para o peso que eu estava antes da gravidez. Sem dieta, sem exercícios, sem fazer nada. Apenas amamentando (pra quem não sabe, amamentar ajuda a mãe a emagrecer).
Já na minha segunda gravidez, engordei menos, 16 quilos. No entanto, meu caçula está com 1 ano e 7 meses, e ainda não voltei ao meu corpo de antes. Ainda faltam alguns quilinhos e com duas gravidezes, tudo ficou mais flácido.
Obviamente que estou tentando melhorar. Quero um corpo com o qual eu me sinta bem. Tento fazer dietas (na maioria das vezes desisto no meio do caminho) e tento praticar atividade física. Mas confesso que com dois meninos, as vezes fica bem difícil.
Mas o que eu faço questão de me lembrar sempre é de não me cobrar tanto. Não ser tão dura comigo mesma.
Passei por duas gravidezes, ao todo engordei 37 quilos e, inevitavelmente, meu corpo mudou muito.
Então, hoje quero falar pra você que se vê as voltas com a balança. Se cobrando. Se sentindo mal por não conseguir resultados: se permita ser feliz sem cobranças. Se permita falhar em algum momento. Não se compare, não se iluda. Não queira ser quem você não é.
Quer uma mudança? Comece com pequenos passos. Um de cada vez. Conquistando pequenas vitórias. E quando você menos perceber, estará onde sempre desejou.
E o mais importante: seja feliz!
Comentários
Postar um comentário