Atire a primeira pedra qual mamãe nunca passou por uma cena com o filho fazendo birra. Uma vez vi meu mais velho berrar no meio de uma padaria, porque queria um iogurte. Já meu mais novo é turrão e sempre se opõe às ordens que dou.
Mas uma pesquisa divulgada recentemente, mostra que a teimosia dos filhos tem seu lado bom. Os pesquisadores acompanharam 700 crianças entre 8 e 12 anos por várias décadas, até que se tornassem adultos com mais de 40 anos. As primeiras avaliações foram realizadas em 1968, quando os participantes foram submetidos a teste de personalidade, observando pontos como a ganância, desobediência e consciência.
Em 2008, os pesquisadores voltaram a analisar os voluntários observando o que eles conquistaram profissionalmente e academicamente. E pra surpresa de todos, as crianças consideradas teimosas, foram as que mais se deram bem na meia idade, tendo os melhores salários e maior sucesso acadêmico.
Mas é bom saber que os pesquisadores não descartam a possibilidade dessas pessoas mais teimosas poderem ter recorrido, em algum momento da vida, a atos antiéticos para conquistar o que deseja.
Se quiser saber mais sobre a pesquisa, ela foi publicada no periódico Developmental Psychology.

Comentários
Postar um comentário