Sempre que encontro uma mamãe que fala que o filho dorme a noite toda desde os 3 meses, penso que concebi 2 alienígenas. De todas as experiências boas e ruins que a maternidade me trouxe, uma ficou muito marcante com meus dois filhos: o sono ruim.
Vou usar essa expressão 'sono ruim', mas sei que muitas vezes não é o sono que é ruim, mas sim os hábitos da nossa casa. E assim como eu, se você pensa que está sozinha nessa, fique tranquila.
Uma pesquisa realizada com 1.000 mães no Canadá, mostra que 73% das crianças de 6 meses à 2 anos acordam os pais à noite, pelo menos 1 vez por semana. Em 43% dos casos, os pais são acordados quase todas as noites. E 20% dos pais andam acordando até 3 vezes por noite! Ufa, meus filhos não são ET's! Mas por que isso não acontece?
Segundo a pesquisa, isso é normal. Na verdade, todos nós acordamos várias vezes durante a noite, mas viramos pro lado e dormimos. Com algumas crianças até 2 anos o processo é diferente. Elas acordam e ainda não aprenderam a voltar a dormir sozinha, precisando de colo, companhia ou algo pra sugar pra voltar ao sono. É a chamada imaturidade neurológica ou psíquica.
Algumas ações dos pais pode melhorar essa realidade, a principal dela, a rotina em casa. Crianças precisam de rotina e ela pode ser bem benéfica pro sono do bebê.
O mais importante é que você saiba que isso vai passar. Até os 2 anos, o sono do seu filho deve regularizar. Se isso não acontecer, procure pela ajuda de um especialista.
Entre em contato conosco pelo e-amail
tudoqueninguemmecontoou@gmail.com
Comentários
Postar um comentário