Você cria seu filho para ser um consumista? Muitas mamães vão responder que não. Mas algumas situações do dia-a-dia fazem com que cresça em nossos filhos o hábito de consumismo.
Seu filho passou por uma frustração e para amenizar a dor dele, você dá um presente? Você costuma presenteá-lo fora de datas comemorativas, compra tudo (ou quase tudo) que ele pede quando saem juntos?
Vivemos em um mundo onde todo dia é dia de premiação para as crianças. Os prêmios podem ser desde docinhos até presente mais significativos. Ai você vai me dizer: mas qual o problema disso? O problema é que cria na criança uma expectativa de que sempre virá algo ainda melhor.
O bombom que você deu porque ele tirou uma nota boa, com o tempo, deixa de ser motivador e você precisará compra algo maior. Com tanta oferta, a criança deixa de achar graça nos novos presentes e o impulso consumista se torna um ciclo vicioso. As crianças acabam acumulando excesso de presentes ficando cheias de brinquedos que elas nem se quer usam.
É necessário estabelecer regras para obter mimos, presentes e grandes surpresas. Lá em casa, presentes, só em datas comemorativas. O José, meu filho mais velho, já sabe. Quando quer alguma coisa, sempre combinamos para o aniversário, natal ou dia das crianças.
É importante saber que cada família tem a forma de criar e educar os filhos.Se você quer seguir determinada linha de educação, deve deixar claro para os parentes e pessoas próximas. Siga seus instintos e sempre se informe.
Entre em contato conosco pelo e-mail
tudoqueninguemmeconotu@gmail.com
Comentários
Postar um comentário