Para algumas famílias, é comum deixar crianças experimentarem bebida alcoólica. Seja por costume ou por achar engraçado, não é raro adultos dando um pouco de álcool às crianças, molhando o bico na cerveja ou oferecendo um gole da bebida.
Mas o que muitos pais não pensam é que por trás dessa brincadeira, está a permissividade familiar em relação à bebida alcoólica.
Uma pesquisa americana mostra que 7% dos adolescentes até 12 anos, já tiveram seu primeiro contato com a bebida. Contato que acontece, geralmente, por volta dos 8 anos.
Se as crianças não percebem seus pais como desaprovadores, serão mais propensas a dar o primeiro passo no uso de álcool.
Outras pesquisas indicam ainda que provar o álcool na infância, aumenta os riscos de se começar a beber regularmente antes da idade adulta.
De acordo com a Abead, Associação Brasileira de Estudo do Álcool e Outras Drogas, crianças que experimentam a bebida alcoólica até os 12 anos têm 12% de risco de se tornar dependentes, percentual que cai para 2% quando esse contato é feito depois dos 22 anos.
Comentários
Postar um comentário